Acordar de madrugada ou passar o dia todo ouvindo estalos vindos do ar-condicionado pode causar medo ou desconforto, ainda mais se esses barulhos forem constantes, altos ou parecer que algo interno está se quebrando.
Acredite, isso é algo comum e que pode acontecer a qualquer marca ou modelo de ar, seja ele de capacidade 9 ou 60 mil btus, isso é indiferente.
Desde que trabalho com instalação e manutenção de ar-condicionado, sempre recebo chamados relacionados a estalos e barulhos excessivos vindos do aparelho.
Na maioria dos casos o problema foi resolvido facilmente aplicando uma das 5 dicas que irei passar neste artigo, vale ressaltar que o ideal é sempre acionar um técnico especializado para executar os ajustes.
Antes de passar as soluções, vamos descobrir primeiro as causas e ver como isso acontece na prática, logo depois de entender os causadores de ruídos internos, vamos para as possíveis soluções.
Ar-condicionado estralando a noite:
Estalos no período da noite é mais comum, isso acontece porque a noite é um período em que os barulhos externos se diminuem a quase zero, restando somente os ruídos mais próximos no ambiente em que você está.
Estalos no período da noite é mais comum, isso acontece porque a noite é um período em que os barulhos externos se diminuem a quase zero, restando somente os ruídos mais próximos no ambiente em que você está.
Quando isso acontece, os estalos no ar-condicionado podem ser ouvidos com maior intensidade causando desconforto ou até mesmo medo de que algo pior possa acontecer com o equipamento.
Em alguns casos isso não se assemelha a um problema em si, mas uma reação comum e natural. Quando o ar-condicionado fica ligado por longos períodos da noite, é possível que peças plásticas como carenagens ou direcionadores de ar, sofram uma reação de choque térmico.
Isso vai fazer com que as peças plásticas se contorcem, ou melhor, contraem causando pequenos estalos ao voltar para sua forma de maior rigidez, o que é algo normal!
Sub-resfriamento e eficiência na vazão de ar:
Acontece que no período da noite por ser menos quente, a troca de calor da unidade condensadora (parte externa) chega a ser 100% mais eficiente que durante o dia, e isso influencia diretamente no fluido refrigerante dentro do sistema.
Essa influência causa um sub-resfriamento alterado e com isso o gás refrigerante circula para a evaporadora (parte interna) com uma potência superior ao normal, causando mais frio constante no ambiente interno.
Isso significa que a unidade evaporadora receberá variações de graus negativos, fazendo com que a circulação do gás seja muito baixa ocasionando o sub-resfriamento, onde o fluido se passa do estado vapor para líquido estando mais frio que a temperatura mínima.
Nesse cenário, algumas anomalias podem apontar variações inadequadas no sensor de leitura do seu equipamento, um exemplo disso é a sujeira na turbina ou sujeira nos filtros de ar, impedindo que o ar circule facilmente pela unidade evaporadora.
Com essa ineficiência na vazão de ar, pode acontecer congelamento na unidade interna causando alguns sons de estalos na serpentina do equipamento, quanto mais o compressor se esforça para climatizar o ambiente e receber a comunicação do sensor, mas a serpentina congela reproduzido estalos internos.
Ar-condicionado estralando o tempo todo:
Estalos no ar-condicionado podem ser causados por diversas anomalias como por exemplo filtros obstruídos, turbina fraca ou obstruída, carga de gás baixa ou em excesso, peças e carenagens desgastadas.
Carga de gás baixa:
Quando o ar-condicionado estrala o tempo todo, há um forte indício de que o equipamento esteja com baixo nível de fluído refrigerante e a serpentina esteja congelando, por esse motivo é possível ouvir estalos constantes na máquina interna.
Obstrução:
Outro problema que também é muito comum e que muitos negligenciam, é a limpeza do aparelho, um aparelho sujo dificulta a passagem do ar pela serpentina causando assim o congelamento e por consequência estalos excessivos.
Desgastes:
Peças ou partes plásticas danificadas, desgastadas ou frouxas podem ocasionar barulhos de estalo com o funcionamento contínuo do aparelho condicionador de ar.
Isso acaba sendo normal pois na hora de fazer a manutenção do equipamento, o técnico vai precisar desmontar toda parte necessária para efetuar a higienização, com isso as carenagens vão se afrouxando com o tempo.
05 Dicas de como amenizar os estalos no ar-condicionado:
Amenizar os ruídos e estalos do ar-condicionado pode ser a melhor alternativa em alguns casos, importante saber que isso não quer dizer que irá finalizar com este problema por completo!
Equipamentos com muitos anos de uso se torna impossível reduzir ruídos específicos, mas podemos afirmar que com estes procedimentos dá melhorar e diminuir cerca 70% dos ruídos no seu aparelho.
Importante: Para executar estes procedimentos é ideal que você contrate um técnico especializado em manutenção de ar-condicionado. Um técnico experiente vai desmontar e remontar seu aparelho com bastante cuidado e com ferramentas adequadas, sem danificar ainda mais o seu equipamento.
Dica 01:
Verifique a unidade interna (evaporadora), abra a tampa frontal e observe se os filtros de ar estão obstruídos, caso os filtros estejam sujos retire-os da máquina e lave com detergente e neutro, enxague com água corrente até que não tenha mais espuma, depois coloque-os de volta no aparelho.
Observe na parte inferior interna onde se sai o fluxo de ar, veja se a turbina do aparelho está obstruída, caso ela também esteja suja retire-a do aparelho para lavar ou simplesmente tire os direcionadores de ar e com um pincel seco escove-a no intuito de remover o excesso da sujeira.
Dica 02:
Nessa parte vamos precisar de um manifold para medir o gás, meça a pressão do gás no sistema, verifique se está correta com o padrão do fabricante que geralmente para gás R22 e 65 psi e para R410 e 115 psi, podendo variar de acordo com a temperatura ambiente.
Caso o equipamento esteja com baixa pressão, significa que não há gás suficiente no sistema, e provavelmente está acontecendo congelamentos constantes nas tubulações internas, causando os estalos.
Caso não tenha um manifold em mãos, observe as tubulações que saem da máquina externa, caso estejam congeladas é bem provável que o aparelho esteja com baixo nível de gás, outra coisa que é possível reparar, é a eficiência da máquina que por falta de gás seu rendimento é inferior.
Dica 03:
Se os primeiros passos já foram feitos e não identificou ainda o motivo dos estalos, comece uma varredura pelo equipamento em busca de peças danificadas, observe a pá de swing, direcionadores de ar e tampa frontal.
Se algum destes itens citados acima estiverem danificados, retire-os do aparelho e faça o teste, caso o barulho persista, tente colocar a mão sobre a evaporadora e empurrar com leveza para direita e esquerda para ver se diminui a intensidade dos estalos.
Dica 04:
Observe nas frezas da carenagem se todos os parafusos que a fixam estão no lugar, caso esteja faltando algum, coloque um novo no lugar, aproveite e aperte todos os que ali estão.
Além dos parafusos, existem algumas peças de plástico que servem como suporte de amortecimento como na pá de swing e nas aletas direcionais, verifique se estão no lugar, caso não estejam, remova a peça inteira para testar.
Dica 05:
Caso não encontre problema segundo as dicas anteriores, veja se os estalos estão vindos da máquina externa, isso também é comum em máquinas que foram instaladas parede com parede ou seja, fundo a fundo.
Se os estalos vem da unidade externa, você pode fazer os mesmo processo, apertar parafusos, tentar identificar partes que estão vibrando até encontrar o causador do barulho.
Desvendando os estalos: Dicas Extras
Pesquisando um pouco sobre o assunto de estalos no ar-condicionado descobrimos que vários técnicos da área, se deparam com clientes reclamando sobre ruídos e estalos no equipamento.Encontramos algumas dicas que podem ajudar na hora de amenizar estes ruídos irritantes.
No portal e fórum web ar-condicionado encontramos alguns técnicos citando este problema, alguns deles relatam que as marcas Electrolux e Consul são as mais frequentes em reclamações de ruídos e estalos, mas que de algum tempo pra cá já vinham melhorando os componentes e materiais compostos no aparelho.
Estes problemas são bem comuns quando se dilata a carenagem de plástico, e ao mesmo tempo com o frio ela se contrai causando os estalos no ar-condicionado, mas também pode ocasionar estalos na turbina ou motor de turbina e até mesmo direcionadores de vento.
- Uma das dicas importantes para reduzir os ruídos e estalos no ar-condicionado é aumentar o tamanho da linha frigorígena, quer dizer o tamanho da tubulação, levando a condensadora para um local mais distante, com isso os ruídos diminuirão bastante.
- Outra dica legal é adicionar vaselina em pasta nos quatro cantos da carenagem e nos locais onde vai os parafusos de fixação para que o deslocamento da carenagem plástica não seja impactante ao ponto de estralar.
Mas não quer dizer que você se livrou dos estalos no ar-condicionado Isso poderá amenizar um pouco e garantir que o equipamento não seja o seu inimigo e sim o seu aliado nos dias mais quentes.