Melhor Ar-condicionado Quente e Frio: Top 15 Modelos

Se tornando um item bastante requisitado em períodos quentes, servindo como uma opção para refrescar os ambientes, ou até mesmo como um aquecedor em climas frios, o ar-condicionado quente e frio é torna uma excelente opção para a maioria dos usuários.

Tópicos resumidos Mostrar

No entanto, diante dos mais diversos modelos presentes hoje no mercado, é comum que você venha a ter dúvidas sobre quais as melhores alternativas para o seu uso.

Diante disso, separamos a seguir os 15 melhores modelos de ar-condicionado quente e frio disponíveis hoje no mercado, para que você possa realizar uma escolha inteligente e eficiente.

Leia também: As 13 melhores marcas de ar-condicionado atualmente

O que analisamos?

Nesse conteúdo faremos uma avaliação completa dos melhores modelos de ar-condicionado disponíveis no mercado, levando em consideração as classificações dos usuários, durabilidade, economia e desempenho.

O conteúdo não possui um viés de venda, com foco principal em ser informativo, onde traremos uma lista com os considerados melhores modelos nas potências de 9.000 a 36.000 BTUs.

Ar-condicionado Quente e Frio 9.000 BTUs

A seguir, citaremos os principais modelos de ares-condicionados com potência de refrigeração em 9.000 BTUs, que segundo informações divulgadas pela nossa calculadora de BTUs inteligente, se tornam indicados para ambientes com 9 a 12 m².

1. Ar-Condicionado Split 9000 BTUs Springer Midea Airvolution Quente e frio 220V

51zBlNI4f9L. AC SL1000
9.2
Ótima durabilidade
Midea Airvolution 9.000 BTUs
PRÓS
  • Classificação “A” no Inmetro
  • Baixo consumo de energia
  • Alto desempenho
  • Diversas funções de uso
CONTRAS
  • Tipo convencional
  • Não possui conexão Wi-Fi e nem conectividade com o celular

Como primeiro modelo da lista com 9.000 BTUs podemos citar o Ar-Condicionado Split Springer Midea Airvolution, modelo bem avaliado pelos usuários.

Começando pela sua eficiência, o Springer Midea Airvolution possui classificação “A” no selo Procel do Inmetro, se tornando referência em economia e desempenho, mesmo possuindo ainda uma tecnologia split do tipo convencional.

Além disso, fora a tecnologia quente e fria, o modelo possui outras funções que merecem destaque, trazendo mais comodidade para o uso diário como: função timer fácil, controle remoto com backlight para ambientes escuros, modo conforto e outros.

Segundo divulgado pelo próprio fabricante, a economia noturna pode chegar até 60%, em especial ao utilizar a função noturna, sendo hoje um dos mais econômicos da categoria, com um consumo de 17,1 kWh/mês.

2. Ar-condicionado Split 9000 BTUs Gree G-Top Quente e frio 220V

51liAnvKqpL. AC SL1000
9.2
Ótima durabilidade
Gree G-Top 9.000 BTUs
PRÓS
  • Tamanho compacto
  • Alta durabilidade
  • Baixo consumo de energia
  • Sistema de proteção dos filtros
CONTRAS
  • Tipo convencional
  • Não possui conexão Wi-Fi e nem conectividade com o celular

Outro modelo de grande destaque, principalmente no quesito ser compacto, é o Gree G-Top Quente e frio 220V.

Inicialmente, um dos seus grandes destaques está na sua condensadora (parte externa), essa que possui um design e tamanho compacto, se encaixando muito bem em locais com menor espaço disponível.

O modelo também possui uma tecnologia chamada Goldenfin, trazendo mais resistência para as aletas e outros componentes do ar-condicionado, permitindo uma maior durabilidade.

Outras tecnologias também estão presentes no Gree G-Top além da função quente e frio, como o sistema de proteção dos filtros, conseguindo através disso, eliminar vírus e bactérias em até 99% no ambiente.

Vale citar que mesmo possuindo ainda a tecnologia convencional Split, o modelo traz um baixo consumo, se tornando econômico, possuindo classificação energética “A” pelo Inmetro e um consumo médio de 17,1 kWh/mês.

3. Ar-condicionado Split Inverter 9000 BTUs Samsung Ultra Quente e Frio 220V

61C4hz05mIL. AC SL1000
9.2
Baixo consumo
Samsung Ultra 9.000 BTUs
PRÓS
  • Alto desempenho
  • Tecnologia Inverter
  • Sistema de proteção dos filtros
  • Gás ecológico
CONTRAS
  • Consumo de energia moderado
  • Não possui conexão Wi-Fi

Possuindo uma tecnologia focada principalmente em desempenho, o modelo Split Inverter 9.000 BTUs Samsung Ultra, se encaixa muito bem dentre os melhores modelos de ar-condicionado quente e frio.

Dessa forma, tanto na sua função quente quanto na fria, essa opção consegue cobrir o ambiente por completo em uma menor taxa de tempo, algo bem avaliado pelos usuários.

Conforme divulgado pela própria fabricante, o modelo consegue trazer um resfriamento até 43% mais rápido, resultando em um melhor conforto térmico aos usuários.

Além disso, o Samsung Ultra possui a tecnologia Inverter, que segundo dados citados pelo o Globo, pode trazer uma economia de energia de 60% a 70% em relação aos modelos convencionais.

Pelo Inmetro, o modelo possui uma classificação energética do tipo “A” com consumo aproximado de 312 kwh/mês, se tornando um pouco mais elevado quando comparado com alguns outros modelos disponíveis com tecnologia inverter, mas justificado pelo seu alto desempenho.

O Samsung Ultra quente e frio também possui algumas funções adicionais focadas em trazer mais comodidade ao uso como Fast Cooling, que traz um “boost” de desempenho e o Easy Filter Plus que elimina até 99% de vírus e bactérias do ambiente.

Ar-Condicionado Quente e Frio 12000 BTUs

Ideal para ambientes maiores ou que terão um maior número de pessoas, a seguir citaremos os melhores modelos de ar-condicionado quente e frio 12.000 BTUs, opções indicadas principalmente para áreas entre 15 e 20 m².

1. Ar-Condicionado Split Inverter 12000 BTUs Springer Midea Xtreme Save Connect Wi-Fi Integrado Quente e Frio 220V

51qHSHD0j5L. AC SL1000
9.2
Baixo consumo
Midea Xtreme 12.000 BTUs
PRÓS
  • Conectividade via Wi-Fi
  • Tecnologia Inverter
  • Sistema de proteção dos filtros
  • Gás ecológico
  • Baixo consumo de energia
CONTRAS
  • Condensadora com ruído moderado

Dentre os modelos de 12000 BTUs, começamos citando o Springer Midea Xtreme Save, opção que segundo as avaliações dos próprios usuários, se torna uma grande referência em tecnologia, possuindo inúmeras funções embarcadas.

A primeira grande tecnologia é a possibilidade de conectar a central diretamente ao Wi-Fi, permitindo a partir do seu celular, controlar diversas funções como: mudança de temperatura, ligar e desligar, controle por voz e dentre outras coisas, tudo isso de onde você estiver.

Ou seja, mesmo estando fora de casa, muitos usuários relataram e elogiaram a capacidade do modelo de ser controlado, possibilitando uma maior comodidade no uso.

Outras funções e tecnologias também estão presentes, como o Sistema Air Guardian, trazendo uma proteção adicional aos filtros, eliminando até 99,9% dos vírus e bactérias e reduzindo a quantidade de impurezas lançadas ao ar.

Além disso, o Springer Midea Xtreme Save possui o sistema do tipo Inverter Quattro, tornando-o bastante econômico e eficiente no uso diário, oferecendo uma redução de até 60% se comparado ao modelo convencional.

Uma das desvantagens do modelo pode ser citado pela sua condensadora, equipamento externo, que em alguns casos, demonstrou um nível de ruído um pouco mais elevado.

O modelo hoje possui classificação energética do tipo “A” pelo Inmetro, e o seu consumo aproximado de energia divulgado é de 447 kwh/ano, resultado cerca de 37,25 kwh/mês.

2. Ar-Condicionado Split Inverter 12000 BTUs Fujitsu Com Sensor Quente e Frio 220V

41TYnZrMtpL. AC SL1000
9.2
Baixo consumo
Fujitsu Com Sensor 12.000 BTUs
PRÓS
  • Sensor de presença
  • Tecnologia Inverter
  • Baixo nível de ruído
  • Gás ecológico
  • Classificação A
CONTRAS
  • Modo swing pouco eficiente

Na gama dos modelos de ar-condicionado que esquenta e esfria, o Fujitsu Split Inverter 12.000 BTUs é um dos únicos a trazer o sensor de presença, deixando o uso mais econômico e inteligente.

Com essa tecnologia, o ar-condicionado consegue identificar quando há pessoas no ambiente, conseguindo, por exemplo, diminuir a sua capacidade de operação ou até desligar por completo quando não há ninguém no local, trazendo maior economia.

Além dos sensores, o modelo também possui a tecnologia do tipo inverter, essa que conforme avaliado, consegue trazer uma economia de até 60% no consumo de energia quando comparado com os modelos convencionais, tanto no uso quente como frio.

Os seus filtros são de íons, fornecendo uma limpeza muito mais adequada, retirando odores e sujeiras do ar, além de reduzir a quantidade de bactérias e fungos no ambiente.

Para os mais exigentes, o silêncio de funcionamento também é algo bastante comentado pelos usuários, trazendo um uso confortável, possuindo o modo baixo nível de ruído para a unidade externa.

Um dos pontos negativos citados por alguns usuários em relação ao funcionamento se dá pelo modo swing, que em algumas situações, não se mostrou tão eficiente.

O Split Inverter 12000 BTUs Fujitsu quente e frio possui Classificação Energética do tipo “A” pelo Inmetro com um consumo aproximado de energia de 1060w.

3. Ar-Condicionado Split LG Voice Dual Inverter 12.000 BTUs Quente e Frio 220V

51EZL9v0NnL. AC SL1000
9.2
Baixo consumo
LG Dual Voice 12.000 BTUs
PRÓS
  • Alto desempenho
  • Tecnologia Inverter
  • Baixo nível de ruído
  • Gás ecológico
  • Sistema de controle inteligente e conexão Wi-Fi
CONTRAS
  • Preço elevado

Como um dos mais procurados e referência em tecnologia, o ar-condicionado com aquecedor Split LG Voice Dual Inverter 12.000 BTUs se encaixa dentre os melhores modelos.

No quesito economia, a tecnologia Dual Inverter torna o modelo bastante econômico no uso quente e frio, oferecendo conforme divulgado pela marca e confirmado pelos usuários, um resfriamento até 40% mais rápido e até 70% de economia de energia.

Além disso, essa opção se destaca bastante no quesito tecnologia, possuindo o sistema LG SmartThinQ, permitindo conexão com o celular e controle direto pelo aplicativo, trazendo diversas funções como acompanhamento do consumo, comando de voz e outros.

Sem contar também, que ele vem equipado com diversas outras funções que tornam o uso ainda mais confortável, como tecnologia Jet Dry, ideal para ambientes com alta umidade, ajudando-o a deixar mais seco e fresco.

Uma das ressalvas é o seu preço, que em muitos casos costuma ser um pouco mais elevado do que outros modelos. Esse modelo possui classificação energética do tipo “A” pelo Inmetro, com um dos menores consumos da categoria, ficando na média de 40,33 kWh/mês conforme divulgado pelo órgão.

Ar-Condicionado Quente e Frio 18000 BTUs

Se você deseja tornar o ambiente da sua sala comercial, escritório ou até mesmo a sala de estar mais confortável, o ar-condicionado quente e frio de 18000 BTUs é um dos mais adequados para climas quentes ou frios, sendo um modelo recomendado para áreas com 30m².

1. Ar-Condicionado Split Inverter 18000 BTUs Daikin Eco Swing Wi-Fi Integrado Quente e Frio 220V

51Oek5CHqaL. AC SL1000
9.5
Baixo consumo
Daikin Eco Swing Wi-Fi Integrado 18.000 BTUs
PRÓS
  • Baixo consumo de energia
  • Tecnologia Inverter
  • Baixo nível de ruído
  • Wi-Fi Integrado e controle via celular
  • Classificação A
CONTRAS
  • Preço elevado

Sendo bastante tecnológico e eficiente no uso diário, o ar-condicionado Split Inverter 18.000 BTUs Daikin Eco Swing entra na lista dos melhores modelos da atualidade.

Possuindo a tecnologia do tipo inverter, o modelo consegue trazer uma boa economia de energia, reduzindo em até 70% no consumo de energia, além de ser mais eficiente no momento do resfriamento, resfriando ou aquecendo até 40% mais rápido.

O modelo da marca Daikin também vem equipado com a tecnologia do Wi-Fi Integrado, permitindo ao usuário controlar diretamente pelo celular, possibilitando que você utilize o modelo através de comandos de voz como o Google e Alexa.

O Split Inverter 18.000 BTUs Daikin também vem equipado com outras tecnologias de comodidade e desempenho, como o motor Neodymium, esse que traz uma melhor eficiência e uma menor emissão de ruídos na parte externa e interna da central.

Ele possui uma classificação do tipo “A” pelo Inmetro no consumo energético, com uma eficiência energética EER de 6,80 W/W, destaque no quesito economia.

2. Ar-Condicionado LG Inverter Dual Voice 18000 BTUs Quente e Frio 220V

51KYFGl35bL. AC SL1000
9.2
Baixo consumo
LG Inverter Dual Voice 18.000 BTUs
PRÓS
  • Alto desempenho
  • Tecnologia Inverter
  • Baixo nível de ruído
  • Sistema de controle inteligente e conexão Wi-Fi
  • Classificação A
CONTRAS
  • Sem sensor de presença

Para você que busca uma opção destaque em eficiência e baixo consumo, o ar-condicionado LG Inverter Dual Voice 18.000 BTUs é um dos mais bem avaliados e reconhecidos.

Trazendo a tecnologia Dual Inverter, esse ar-condicionado com aquecedor consegue trazer uma economia de até 70% no consumo de energia, além de oferecer um desempenho 40% mais rápido, tanto no resfriamento quanto no aquecimento.

Dessa forma, conforme avaliações dos próprios usuários, em uma pequena quantidade de tempo, o modelo consegue oferecer uma temperatura bastante confortável, ideal para quem precisa de uma alta eficiência.

Além disso, o LG Inverter Dual Voice com 18000 BTUs possui a tecnologia LG SmartThinQ permitindo conexão via Wi-Fi, oferecendo controle das funções diretamente pelo celular, com uso de comandos de voz através de assistentes virtuais como Alexa ou Google.

Outras tecnologias também podem deixar o seu uso ainda mais confortável, trazendo funções como Comfort Sleep, assegurando o conforto térmico no ambiente durante a noite, e o Auto Cleaning, impedindo formação de mofo e bactérias no interior da central.

Se destacando no consumo energético, ele possui classificação energética do tipo “A” pelo Inmetro e um consumo mensal médio divulgado oficialmente de 36,1kWh

3. Ar-Condicionado Split HW Springer Midea AirVolution 18.000 BTUs Quente/Frio 220V

511+Vv8bgGL. AC SL1000
9.2
Ótima durabilidade
Springer Midea AirVolution 18.000 BTUs
PRÓS
  • Alto desempenho
  • Diversas funções de uso
  • Clico reverso quente/frio
  • Tamanho compacto
  • Classificação A
CONTRAS
  • Sem tecnologia inverter
  • Não possui conexão Wi-Fi e nem conectividade com o celular

Se destacando por ser compacto, necessitando de pouco espaço para instalação, o Ar-Condicionado Split HW Springer Midea AirVolution de 18.000 BTUs está dentre as opções de melhor ar-condicionado quente e frio.

Começando pela sua unidade condensadora, essa possui formato arredondado, tirando a necessidade de um espaço muito grande para a instalação do motor, ideal para você que não possui muita área disponível.

Outro destaque vai para suas funções disponíveis, onde você usuário pode ter acesso a diversas opções de comodidade como função timer, modo eco para uso noturno, modo super que consegue dar um boost no desempenho e uso.

Por fim, o Split HW Springer Midea AirVolution de 18.000 BTUs possui classificação energética “A” pelo Inmetro com um consumo médio de 5,27kw/h.

Ar-Condicionado Quente e Frio 24.000 BTUs

Para você que está buscando refrigerar ou aquecer ambientes comerciais ou residências com grande extensão, o ar-condicionado quente e frio 24.000 BTUs é o mais recomendado, cobrindo uma área média de 30 e 40 m². Conheça a seguir os melhores.

1. Ar-Condicionado Split 24000 BTUs Gree Eco Garden Quente e Frio 220V

61MDpSkuEuL. AC SL1000
9.1
Ótima durabilidade
Gree Eco Garden 24.000 BTUs
PRÓS
  • Alto desempenho
  • Diversas funções de uso
  • Clico reverso quente/frio
  • Boa durabilidade
CONTRAS
  • Modelo convencional
  • Não possui conexão Wi-Fi

Como primeira opção na lista dos melhores modelos com 24.000 podemos começar citando o Gree Eco Garden quente e frio, hoje uma referência em potência.

Isso porque, mesmo não possuindo a tecnologia inverter, o modelo consegue oferecer uma boa eficiência no uso diário, trazendo um resfriamento e aquecimento relativamente rápido, resultando em um bom conforto térmico.

O modelo também se destaca na resistência, possuindo seus tubos com uma proteção adicional chamada Blue Fin, essa que consegue aumentar a vida útil e trazer maior durabilidade ao ar-condicionado.

Dentre as suas funções, podemos citar os modos de uso, como o modo eco e sleep, destinado ao uso mais eficiente, principalmente à noite, trazendo um maior controle das temperaturas, como também os marcadores de temperaturas e outros.

O Gree Eco Garden de 24000 BTUs possui classificação energética do tipo “A” pelo Inmetro, e possui um consumo médio declarado de 45,6 kWh/mês

2. Ar-Condicionado LG Inverter Dual Voice 24000 BTUs Quente e Frio 220v

51 e+u8Z4YL. AC SL1000
9.6
Baixo consumo
LG Inverter Dual Voice 24000 BTUs
PRÓS
  • Alto desempenho
  • Tecnologia Inverter
  • Sistema de controle inteligente e conexão Wi-Fi
  • Baixo consumo de energiarabilidade
CONTRAS
  • Preço elevado

Sendo um dos poucos do mercado ao trazer a tecnologia Inverter para essa potência, o LG Inverter Dual Voice 24.000 BTUs Quente e Frio se encaixa está dentre os melhores modelos de ar-condicionado esquenta e esfria.

A tecnologia do tipo Dual Inverter consegue tornar o modelo referência em economia, sendo cerca de 70% mais econômico do que os modelos convencionais, inclusive sendo algo bem comentado pelos usuários nas avaliações.

Além disso, esse modelo consegue realizar o resfriamento ou aquecimento com muito mais eficiência e agilidade, sendo superior em cerca de 40% aos modelos convencionais.

Esse modelo de ar-condicionado com aquecedor também se destaca no quesito interatividade, onde você tem a possibilidade de conectar o modelo ao celular via Wi-Fi, e através do app controlar diversas funções, inclusive por comando de voz em assistentes como Google e Alexa.

O seu consumo mensal é hoje um dos menores da categoria, sendo nível “A” pelo Inmetro indicando ser mais econômico, possuindo um consumo divulgado de 41,6 kWh/mês.

3. Ar-condicionado Split Inverter 24000 Btus Springer Midea Xtreme Save Connect High Wall Quente e Frio 220v

616JY+g1+tL. AC SL1000
9.9
Baixo consumo
Springer Midea Xtreme Save Connect 24000 BTUs
PRÓS
  • Tecnologia Inverter
  • Sistema com tripla filtragem
  • Sistema de controle inteligente e conexão Wi-Fi
  • Baixo consumo de energia
  • Alto desempenho
CONTRAS
  • Preço elevado
  • Sem sensor de presença

Sendo bastante procurado dentre as opções de ar-condicionado que esquenta e esfria, o Springer Midea Xtreme Save Connect High Wall possui um forte destaque, em especial na eficiência.

Esse modelo de ar-condicionado vem equipado com a tecnologia inverter, trazendo conforme os usuários, um menor consumo energético mensal e ao mesmo tempo uma boa eficiência no uso diário, conseguindo resfriar ou aquecer o ambiente com agilidade.

Outro ponto bastante citado pelos usuários é o fato do modelo ser bastante compacto, principalmente a sua condensadora (parte externa), que mesmo sendo em formato retangular, possui tamanho reduzido, ocupando pouco espaço.

Não podemos deixar de falar também das tecnologias embarcadas, onde o modelo possui conexão via Wi-Fi, tornando possível os comandos pelo celular através do aplicativo MSmartLife, permitindo ligar e desligar, ajustar temperatura, executar funções e dentre outras coisas.

O Springer Midea Xtreme Save Connect High Wall vem equipado também com modos de uso, como a função Eco Noite, que ajuda na economia e conforto térmico durante a noite, controlando a temperatura conforme necessário.

Ele possui classificação energética “A” pelo Inmetro, com um consumo aproximado de energia de 1,057 kWh/ano (88,08 kWh/mês).

Ar-condicionado Quente e Frio 36000 BTUs

Se você está procurando por ar-condicionado quente e frio 36.000 BTUs, ideal para ambientes como escritórios, lojas, setores e outros, nós podemos te ajudar. Conheça a seguir os melhores modelos destaques em durabilidade, economia e desempenho.

1. Ar-condicionado Split Hi Wall Inverter LG Dual Voice 36000 BTU/h Quente e Frio 220v

51R4ogcveyL. AC SL1000
9.4
Baixo consumo
LG Dual Voice inverter 36.000 BTUs
PRÓS
  • Tecnologia Inverter
  • Função Comfort Sleep
  • Sistema de controle inteligente e conexão Wi-Fi
  • Baixo consumo de energia
  • Alto desempenho
CONTRAS
  • Preço elevado

Conseguindo resfriar e aquecer grandes ambientes e ao mesmo tempo não renunciando à economia, o ar-condicionado Split Hi Wall Inverter LG Dual Voice 36000 BTU/h é um grande destaque.

Hoje, sendo considerado uma das opções com o menor consumo de energia, ficando em torno de 60,8 kWh por mês, esse modelo recebe classificação “A” de mais econômico pelo Inmetro.

Outro grande destaque para o modelo se dá pela sua tecnologia embarcada, em especial pelo sistema LG ThinQ, permitindo controlar o ar-condicionado de forma inteligente pelo seu celular, utilizando recursos como comando de voz e outros.

A interatividade permite você como usuário controlar o dispositivo com funções como ligar e desligar, mudar temperatura e outros de onde estiver, usando apenas a conexão Wi-Fi.

Por fim, vale citar que esse modelo também possui a tecnologia de acabamento Gold Fin, que conforme avaliado pelos usuários, consegue trazer uma maior e melhor sensação de resistência.

2. Ar-Condicionado Split HW Elgin Eco Inverter 30.000 BTUs Quente/Frio 220v

9.6
Baixo consumo
Elgin Eco Inverter 30.000 BTUs
PRÓS
  • Tecnologia Inverter
  • Filtro Ion Air
  • Sistema de controle inteligente e conexão Wi-Fi
  • Baixo consumo de energia
  • Gás ecologico R410A
CONTRAS
  • Não possui conectividade Wi-Fi ou controle por aplicativo

Se você está procurando por um modelo de alta potência e com tecnologias que permitem um menor consumo e uma alta eficiência, o Split HW Elgin Eco Inverter 30.000 BTUs pode se tornar uma boa oportunidade.

Inicialmente, o modelo possui a tecnologia do tipo inverter, o que proporciona um desempenho relativamente superior aos modelos convencionais, conseguindo aquecer ou refrigerar até 40% mais rápido.

Além disso, a tecnologia presente consegue gerar uma economia muito grande, onde conforme relato dos usuários, esse modelo de ar-condicionado acabou sendo um dos mais econômicos da categoria.

Esse modelo também vem equipado com diversas funções para trazer mais comodidade e conforto, como a que permite uma limpeza da evaporadora, ligando o ventilador após desligado o resfriamento ou aquecimento, mantendo o equipamento sempre limpo.

Por fim, o modelo também recebeu nota “A” pelo Inmetro em eficiência energética, com um consumo médio mensal declarado de 55,7 kWh.

3. Ar-condicionado Cassete Daikin Skyair 36000 Btus Quente e Frio 220v

51X1NNDeIaL. AC SL1000
9.1
Otima durabilidade
Cassete Daikin Skyair 36000 Btus
PRÓS
  • Alto desempenho
  • Baixo consumo de energia
  • Resfriamento em 360 graus
  • Sistema de proteção dos filtros
CONTRAS
  • Não possui conectividade Wi-Fi ou controle por aplicativo
  • Tecnologia Convencional

Com a capacidade de resfriamento em até 360 graus, o Cassete Daikin Skyair 36000 Btus pode se tornar um grande aliado para você que deseja aumentar a área de cobertura do ar-condicionado.

Possuindo um estilo totalmente diferente dos demais que citamos aqui, esse modelo é embutido no teto e consegue devido a sua tecnologia que resfria ou aquece em 360 graus, abrangendo espaços amplos como lojas, escritórios, salões e outros.

Esse modelo vem equipado ainda com a tecnologia inverter, essa que consegue tornar o uso ainda mais eficiente e econômico.

Outros detalhes também merecem destaque ao modelo são a sua capacidade de memória interna para guardar comandos, filtro antibacteriano e diversas opções de configuração, personalizando conforme o ambiente.

Critérios de escolha

Sendo um item praticamente indispensável tanto para um conforto térmico em períodos quentes quanto frios, hoje você consegue presenciar diversos modelos de condicionadores de ar disponíveis.

Porém, durante a escolha, é importante que você tenha alguns critérios de escolhas importantes, para optar pelo produto ideal. Alguns dos principais critérios são:

Potência

O primeiro ponto é de grande importância na escolha de um ar-condicionado é a sua potência, que precisa ser condizente com o tamanho da área que você deseja fazer o aquecimento ou resfriamento.

Por exemplo, uma área de 30 m² não consegue ser resfriada ou aquecida de forma eficiente por um ar-condicionado com apenas 9.000 BTUs, sendo adequado usar o modelo apropriado para esse tamanho de ambiente, que nesse caso será entre 18.000 e 24.000 BTUs.

Consumo de energia

Na hora de comprar um ar-condicionado leve em consideração o consumo de energia do modelo, sendo essencial que eles possuam tecnologias que foquem na eficiência energética e sejam bem avaliados por órgãos fiscalizadores como o Inmetro.

Acima você percebeu alguns modelos com a tecnologia Inverter, essa que consegue trazer um consumo até 70% menor de energia, sendo uma das recomendações. Busque também por modelos que sejam sempre nota “A” pelo Inmetro.

Tecnologia

A tecnologia é um ponto muito importante no ar-condicionado, uma vez que ela pode ajudar a tornar o seu uso muito mais cômodo e confortável. Um dos critérios que levamos em consideração acima foi esse, sendo ideal que você tenha no momento da compra.

Hoje, existem tecnologias que permitem a conexão do ar-condicionado no Wi-Fi e dentre outras coisas, permitindo um uso muito mais autônomo, não ficando dependente somente do controle.

Modelo

Na escolha do melhor ar-condicionado quente e frio, leve em consideração também o modelo, precisando ser aquele que melhor se adeque ao seu ambiente.

Por exemplo, você viu acima que existem os mais diversos tipos de modelos, com tamanhos, formatos e funcionalidades diferentes, sendo ideal optar por aquele que melhor se adequar a sua necessidade e também capacidade do ambiente.

Funcionalidades

Ao comprar um ar-condicionado com aquecedor, não deixe de levar em consideração as funcionalidades, sendo um ponto importante e que pode fazer total diferença no uso diário do equipamento.

Cada modelo vem equipado com as mais diversas funcionalidades, sendo adequado que você opte por aquele que melhor se adeque às suas necessidades.

Dúvida frequentes

Para que você consiga fazer a escolha do melhor ar-condicionado quente e frio, a seguir citaremos algumas dúvidas comuns de muitos usuários que hoje também podem ser a respeito do uso e funcionalidade do ar-condicionado.

Qual o nome do ar-condicionado que é quente e frio?

Os modelos de ar-condicionado que permitem realizar o aquecimento e o resfriamento são conhecidos como ciclo reverso, esses possuindo a capacidade de agir como um aquecedor em épocas frias.

Você também pode encontrar esses modelos como “ar-condicionado com aquecedor” ou “ar-condicionado quente e frio”.

Qual a diferença de inverter frio e quente e frio?

Os modelos de ares-condicionados do tipo frio possuem somente a capacidade de refrigerar o ar, sendo destinados somente para essa finalidade, e que acompanhados com a tecnologia inverter, se tornam mais econômicos e eficientes.

Já os modelos quente e frio, conhecidos também como ciclo reverso, possuem a capacidade de resfriar o ambiente ou aquecer, podendo transformar a evaporadora em um aquecedor, variando conforme a escolha do usuário.

Como funciona o ar quente e frio?

O ar quente e frio tem um funcionamento bastante semelhante aos modelos convencionais, tendo a capacidade de tirar o ar frio do ambiente e substituir por um ar aquecido ou vice-versa, variando conforme o desejo do usuário.

A seleção do modo desejado é feita diretamente pelo controle do ar-condicionado, onde conforme o clima do ambiente, o usuário pode selecionar o uso da evaporadora para resfriar ou aquecer, nesse último caso tornando o seu uso semelhante a um aquecedor.

Qual é a função do modo Heat no ar-condicionado?

O modo heat do ar-condicionado é destinado a fazer o aquecimento do ambiente, função essa presente em alguns modelos, permitindo ao usuário ajustar a temperatura conforme desejado, aquecendo o local.

Lembrando que você só vai ter o modo heat presente em modelos de ar-condicionado quente e frio, esse que funciona em ciclo reverso, permitindo usar para aquecimento.

Conclusão

Conhecendo os melhores modelos de ar-condicionado quente e frio não deixe de fazer uma escolha consciente, optando por aquela opção que melhor se adeque com a sua necessidade e intenção de uso.

Os modelos acima hoje são considerados como as melhores opções conforme avaliação dos próprios usuários, valendo a pena conferir caso esteja interessado em adquirir o seu aparelho de ar-condicionado.

Raphael Araújo
Raphael Araújo

Atuo há mais de 8 anos como técnico especializado em ar-condicionado. Exerci minha profissão ajudando diferentes empresas de 2012 a 2015. No entanto, em maio de 2015, decidi empreender e abri uma empresa de Ar-condicionado, comprometendo-me a oferecer, além de conteúdos na web, serviços de excelência e qualidade no atendimento aos nossos clientes.

Goiânia Ar-condicionado
Logo