Você já parou para pensar qual a importância de fazer vácuo no sistema de um ar-condicionado, não? Essa dúvida é natural, já que o ar-condicionado exige um conhecimento bastante complexo.
Se você está aqui, é por que deseja saber exatamente sobre a importância. Por isso, decidimos fazer este artigo lhe dando a resposta a essa dúvida. Se você quer ficar mais por dentro deste assunto, clicou na página certa.
Por que é importante fazer vácuo no sistema de um ar-condicionado?
Fazer um bom procedimento de vácuo é fundamental para o bom funcionamento de um sistema de ar-condicionado. Todas as vezes que um sistema de ar-condicionado e aberto deve-se efetuar um processo de vácuo bem sucedido e evacua todo o sistema retirando gazes não condensáveis e resíduos (Impurezas).
A evacuação é um processo de desgaseificação e desidratação em duas etapas. Onde altas temperaturas são frequentes, os não condensáveis combinados com a umidade também causarão falhas no equipamento e alterações no óleo, diminuição da capacidade e aumento do desgaste do compressor e potencial falha prematura.
As perdas associadas à evacuação inadequada podem ser muito altas entenda. A umidade é a segunda questão e a mais comum que vários profissionais deixam passar. A umidade bloqueia o óleo de POE em sistemas de HFC, (Como R410a) causando falha prematura no óleo e compressor.
Como o POE se decompõe em seus componentes fundamentais, ele pode obstruir o dispositivo de medição e contaminar os conjuntos de linhas e sistema.
Isso pode resultar na necessidade de uma substituição completa do sistema. A presença de umidade e os óleos minerais formam ácidos que causam falha do sistema devido ao revestimento de cobre e danos aos enrolamentos do compressor.
Um indicador (manômetro) de vácuo é usado para determinar o nível de atmosfera (desgaseificação e desidratação) no sistema.
A evacuação rápida e profunda de um ar-condicionado simplesmente se resume a práticas corretas, incluindo na instalação e montagem adequada, os fabricantes trabalhão sempre mantendo a umidade longe durante a fabricação e, claro, e também das mangueiras e medidores, resumindo das ferramentas diretas para medir o nível de desgaseificação e desidratação.
Quando a umidade (líquido) entra num sistema ou se condensa no interior, a única maneira que pode ser removida está em um vapor e a bomba de vácuo pode fazer isso.
⇒ Faça você mesmo o experimento a seguir:
Coloque em um recipiente com tampa uma quantidade de água inferior, conecte a mangueira na boma de vácuo e vacuômetro ligue a bomba de vácuo você vai ficar impressionado com a magia.
- Está é a prova que o processo de vácuo não é balela.
Quando se trata de evacuação do sistema, apenas pequenas quantidades de modos são práticas para remover a umidade. Neste pequeno vídeo acima você pode ver que a água no recipiente chegou a ferver.
Algumas dicas para que você consiga fazer vácuo no sistema de um ar-condicionado
- A tubagem deve ser mantida limpa e seca através de toda a instalação. A sujeira de umidade e outros contaminantes podem comprometer a operação do sistema e aumentar significativamente o tempo necessário para a evacuação em vácuo.
- Os dobradores de tubos devem ser usados para minimizar o número de acessórios e reduzir as restrições internas. As curvas se dobradores requerem corte, limpeza, montagem, brasagem, purga de nitrogênio e testes de vazamento.
Veja abaixo um vídeo de experimento:
- Cortar a tubulação deve ser rebocado ou debulhado. As restrições internas podem causar erosão da tubulação, diminuição da velocidade do gás de sucção e mau retorno do óleo. Mesmo alguns acessórios que não estão montados adequadamente podem comprometer a qualidade da instalação.
- O nitrogênio deve ser purgado através da tubulação durante a instalação para identificar vazamentos e durante a brasagem, usa-se para evitar a introdução de contaminantes e umidade e a formação de óxidos de cobre durante a brasagem.
- Use um medidor de fluxo calibrado para evitar o excesso de nitrogênio. Varrer o sistema com nitrogênio durante a instalação diminuirá significativamente os tempos de evacuação.
- Instale um secador de filtro para remover a umidade após a evacuação. Pequenas quantidades de umidade podem ficar presas sob o óleo do compressor ou no caso de POE, ligadas ao próprio óleo.
Conclusão
Deu para entender a importância? Com certeza, não é mesmo? Se você é um profissional que não efetua o vácuo no sistema de um ar-condicionado, fique sabendo que o fator primordial de uma instalação e o procedimento de vácuo.
Gostou deste artigo? Curti, comente e compartilhe com seus amigos refrigeristas…