Qual Disjuntor Usar Para Ar-condicionado: Calcule Agora!

Olá, seja bem vindo(a), se você está com dúvida em qual disjuntor usar para ar-condicionado, então esse conteúdo é para você!

Bom, eu me chamo Raphael e só técnico e CEO da empresa GYN Ar-condicionado e neste conteúdo vou te mostrar como descobrir qual o disjuntor usar para uma instalação de ar-condicionado e detalhe, seja ele um equipamento de 7.000, 9.000, 12.000, 18.000, 22.000, 24.000 ou 30.000 mil btus. Vamos lá?

Disjuntor para ar-condicionado qual usar

Essa é uma base técnica que auxilia na hora de escolher um disjuntor para o ar-condicionado, levando em consideração a amperagem máxima do equipamento e a bitola do fio suportado, indica-se, disjuntores de 16 ampères para condicionadores de ar de 7.000 a 12.000 Btus.

Já para condicionador de ar com capacidades superiores a 18.000 Btus, indica-se fazer o dimensionamento dos cabos para chegar ao valor suportado, equipamentos de 18.000, 22.000, 24.000 e 30.000 costuma usar cabos elétricos de 4 mm, sendo assim o disjuntor indicado é entre 20 e 30 ampères dependendo da capacidade de refrigeração de cada máquina.

Mas afinal, para que serve o disjuntor no ar-condicionado?

O disjuntor instalado no ar-condicionado ou em qualquer outro equipamento elétrico, serve para proteger o cabeamento elétrico que sai do quadro elétrico e vai até o equipamento, caso o ar-condicionado por exemplo aumenta o fluxo energético e aumente a amperagem, esse disjuntor vai desligar!

No caso, para irmos um pouco mais fundo de como funciona a função do disjuntor no ar-condicionado, é preciso estudar através de cálculos e dimensionamento de fios para a instalação elétrica de ar-condicionado.

Como calcular a amperagem do disjuntor do ar-condicionado?

A forma mais assertiva de descobrir qual disjuntor usar em um determinado ar-condicionado, é através de informações da ficha técnica e cálculos de dimensionamento, para isso você irá precisar de 2 informações:

  1. Saber qual é a potencia máxima em ampères do ar-condicionado;
  2. E saber qual o cabo elétrico instalado no ponto elétrico de alimentação do ar.

Com essas informações você já consegue descobrir qual é o disjuntor correto para o ar-condicionado, mais vale ressaltar que muitas vezes o fabricante da marca pode ou não deixar essas informações na etiqueta de esquema elétrico, aí fica mais fácil. Caso contrário vamos calcular!

1 – Descobrindo qual a amperagem máxima do ar-condicionado

Para descobrir qual é a amperagem máxima do ar-condicionado você vai precisar saber qual é a EER citada pelo fabricante, essa informação você consegue encontrar na embalagem ou na etiqueta de esquema elétrico.

Informações para descobri qual o disjuntor usar para ar-condicionado.

2 – Descobrindo qual a capacidade de refrigeração do ar-condicionado

Você também vai precisar saber qual é a capacidade de refrigeração em Watts, essa informação você também consegue através da etiqueta cinza onde tem as informações de esquema elétrico do equipamento.

Vamos aos cálculos!

Suponhamos que a EER do seu equipamento seja de 3,24a e que a capacidade de refrigeração seja de 2.638w, esse é só um exemplo!

Então pegamos a capacidade de refrigeração e dividimos pela EER do equipamento, ou seja, capacidade de refrigeração 2.638w dividido por EER 3,24a: 2.638w / 3,24a = 814w.

Com esse resultado de 814w em mãos, agora podemos descobrir qual é a bitola do fio para esse mesmo ar-condicionado!

Então pegamos o valor 814w e dividimos pela voltagem da rede elétrica, ou seja, no meu caso é 220v, se no seu caso for 127v faça com o valor de voltagem correta na sua rede elétrica.

Ex: 814w / 220v = 3,7a esse é o resultado final de qual amperagem máxima meu condicionador de ar emite.

Logo depois você terá que consultar a tabela de fios, nela você consegue descobrir qual é a bitola de fio para o seu ar-condicionado. Veja abaixo a tabela!

Bitola do fio condutorAmperagem suportada
1,5 mm15,5 ampères
2,5 mm21,0 ampères
4,0 mm28,0 ampères
6,0 mm36,0 ampères
10,0 mm50,0 ampères

Ou seja, para esse nosso exemplo um fio de 1,5 mm já atende a nossa instalação, esse mesmo fio suporta até 15,5 ampères, vale ressaltar que vai depender da distância entre quadro elétrico e equipamento e se esse condutor vai esquentar ou não!

Então devido a essas variações, o melhor a se fazer é instalar o condutor de 2,5 mm que suporta até 21 ampères e que vai suportar uma boa distância e aquecimentos normais por ambientes!

Pronto, agora que já temos a informação de qual o fio usar, vamos escolher o disjuntor para essa instalação!

Como já falei acima, o disjuntor serve para proteger o circuito elétrico ou seja, os fios elétricos de alimentação dos equipamentos!

Então, como estamos usando fios de 2,5 mm que suportam até 21a, devemos colocar um disjuntor de no máximo de 20 ampères, mais de toda forma é melhor jogar um pouco mais baixo, então recomenda-se instalar um disjuntor de 16 ampères nesse caso, já que o nosso equipamento puxa apenas 3,7 ampères.

Caso ocorra um curto ou uma alta corrente no equipamento condicionador de ar, o nosso disjuntor vai desarmar antes mesmo que o fio comece a aquecer!

Equipamentos de 7.000, 9.000, 12.000, 18.000, 22.000, 24.000 e 30.000 btus, etc. Independente de qual seja a capacidade em Btus, esse cálculo é a base para dimensionar e descobrir qual disjuntor usar para ar-condicionado!

E lembre-se, você nunca vai colocar um disjuntor que ultrapasse a capacidade suportada em ampères dos fios, sempre abaixo!

Modelos de disjuntores recomendados para condicionadores de ar

Existem 2 tipos de disjuntores: Os disjuntores do tipo NEMA os mais antigos, e os disjuntores DIN que são os tipos mais modernos.

Em relação aos 2 modelos de disjuntores, os do tipo NEMA pretinhos, são os mais antigos e que suportam apenas 3,0KA, já os disjuntores do modelo DIN os branquinhos, são os mais modernos e suportam até 4,5KA ou seja, mais proteção para o seu circuito elétrico!

Qual o disjuntor usar no ar-condicionado.

Obs: Além de escolher disjuntores do modelo mais moderno DIM, você também precisa escolher a classe certa do disjuntor, e qual é a classe (CURVA) certa?

Existem 3 classes de disjuntores, são as classes B, C e D, o mais recomendado para ar-condicionado são disjuntores de classe (CURCA) “C” onde o disjuntor não irá ficar desarmando quando tiver um pico de corrente alta ao armar o compressor!

Conclusão

Bom, com esse conteúdo você já consegue descobrir qual disjuntor usar em uma instalação de ar condicionado seja ele qual for, Como esse conteúdo é de base técnica é importante sempre pesquisar a fundo e consultar um eletricista!

Se você gostou desse conteúdo, compartilhe com seus amigos que também amam ar-condicionado S2.

Goiânia Ar-condicionado
Logo