Quanto gasta um ar-condicionado 9000 Btus por mês? Olá, eu me chamo Raphael, sou técnico especializado em condicionadores de ar e hoje vou te mostrar como calcular o consumo em reais por mês ao utilizar o seu aparelho de ar-condicionado.
Veja como calcular para saber quanto gasta um ar-condicionado de 9000 Btus por mês
Para calcular quanto o seu aparelho vai gastar por mês é necessário saber, a média de consumo em kwh/mês, a quantidade de horas e dias que o ar-condicionado vai estar em funcionamento e o valor da tarifa elétrica em sua região.
Agora, vamos calcular;
Neste exemplo irei mostrar o cálculo do ar-condicionado da marca Philco Split de 9000 btus de 220 Volts com categoria A de eficiência (Selo Procel), que possui a média de consumo de 16,4 Kwh/mês, utilizando 1 Hora por dia.
Para fazer a conta basta multiplicar o valor do Kwh/mês que é 16,4 pela quantidade de horas que o seu aparelho vai está em uso por dia. Depois pegue o resultado e multiplica pelo valor da sua tarifa na conta de energia, veja.
16,4 Kwh vezes 8, que é a quantidade de horas que o aparelho vai estar ligado, que dá o valor de 131,2 Kwh/mês.
Agora, basta multiplicar esse resultado com o valor da sua tarifa, ex: 131,2 vezes 0,60, que dá o valor de 78,72 reais, esse é o valor que você irá pagar pelo consumo do ar-condicionado por mês.
Obs: Todas essas informações para fazer o cálculo estão presentes na etiqueta do ar-condicionado e no manual de instruções.
Como calcular o Quilowatt-hora na conta de energia?
Para calcular o Quilowatt-hora (Kwh) é muito simples, basta pegar o valor da sua conta de energia e dividir pelo valor do Kwh, geralmente a informação do Kwh está localizada no histórico de faturamento na sua conta de energia.
Quanto gasta de energia um Ar-condicionado inverter?
O cálculo para saber quanto gasta um ar-condicionado inverter é o mesmo, porém os condicionadores de ar inverter, possui a tecnologia inversora de frequência que foi desenvolvida para diminuir o consumo de energia, atingindo a temperatura desejada com menor tempo de operação.
Ele é mais econômico que os convencionais, pois possui o compressor com a tecnologia, que varia a rotação em função da temperatura desejada, aumento gradativo na rotação evitando picos de energia.
Além disso, os condicionadores de ar com a tecnologia inverter trabalham de forma eficiente, atingindo a condicionamento do ar muito mais rápido fazendo com que o equipamento economize até 60% de energia, pois seu compressor trabalha de forma contínua.
O que faz o ar-condicionado gastar mais energia?
Se o ar-condicionado não for instalado corretamente pode trazer grandes prejuízos para você na conta de energia, pois uma instalação incorreta pode fazer com que o consumo de energia seja bem maior que o normal.
Os principais erros cometidos nas instalações são: Deixar de fazer o vácuo no sistema, fios inapropriados, redução inadequada da tubulação de cobre.
Veja aqui como escolher os fios corretos para a instalação de ar-condicionado.
Além da instalação incorreta, a falta de manutenção preventiva também pode fazer com que o seu aparelho de ar-condicionado gaste mais energia, pois a falta de limpeza faz com que o acúmulo de sujeira nos filtros e nas turbinas impeça o ar-condicionado de trabalhar corretamente.
Logo, ele irá trabalhar mais e consumir mais energia para conseguir refrigerar o ambiente, o ideal é fazer a manutenção de 6 em 6 meses se o ar-condicionado for em residência, e de 3 em 3 se for em empresa, onde o uso é diário e contínuo.
Conclusão:
Agora que você já sabe que para calcular o valor gasto com energia elétrica usando seus aparelhos de ar-condicionado 9000 btus, basta multiplicar o valor do kwh/mês com a quantidade de horas que o seu aparelho de ar-condicionado vai estar em uso, que tal compartilhar esse post com seus amigos que também amam ar-condicionado?