Você já parou para pensa quem inventou o ar-condicionado?
Bom as vezes trabalhamos tanto no nosso dia a dia que nos fins de semana a unica coisa que queremos é deitar-se em uma poltrona, ligar o ar-condicionado e assistir os programas favoritos, enquanto fora de casa o sol está de rachar mais se não foce por um gênio não teríamos este conforto.
Quem inventou o ar-condicionado Você sabia?
Conheça agora como e quem foi o inventor do ar- condicionado!
Uns amam, outros nem tanto. Em muitos locais de trabalho, é preciso entrar em acordo sobre a temperatura, para não desagradar ninguém. Estamos falando do ar-condicionado. Aquele que é o queridinho de quem detesta calor.
Nos dias atuais é praticamente impossível encontrar um lugar que não possua ao menos um desses aparelhos.
Ele está até dentro dos carros. E, para muita gente, o ar-condicionado deixou de ser artigo de luxo há muito tempo, mesmo que o seu uso frequente aumente de forma considerável a conta de energia elétrica no final do mês.
Mas, como será que surgiu esse aparelho tão intrigante, capaz de transformar ar quente em ar frio e que torna nossos dias tão agradáveis quando o sol insiste em não dar trégua?
Afinal, quem inventou o ar-condicionado?
Um engenheiro elétrico, americano, chamado . Willis trabalhava para uma empresa que produzia aquecedores de ar.
Um dia, foi chamado por um dono de uma gráfica que sofria muito com o calor e a umidade na sua empresa. Isso prejudicava as impressões que saiam manchados pois o papel absorvia a umidade.
Para solucionar o problema, em 1902, ele elaborou um protótipo do ar-condicionado. No início apenas para indústrias, mas que em 1940 foi melhorado para uso doméstico.
O produto criado pelo inventor, Willis Carrier, era usado, basicamente para controlar a umidade do ar através do aquecimento ou refrigeração da água, dependendo do objetivo desejado.
O ar-condicionado foi evoluindo com o tempo até chegar ao seu desempenho fantástico nos dias de hoje.
Do passado ao presente
Willis Carrier fundou sua empresa logo após a concepção do seu invento. Até hoje a Carrier está presente nas indústrias e nas casas das pessoas através das suas máquinas para controle de temperatura e qualidade do ar como o nosso tão amado ar-condicionado.
Reconhecimento
Willis Carrier foi considerado uma das pessoas mais influentes do século XX pela Time, importante revista americana. Dá para perceber como as pessoas valorizam a sua descoberta.
Não é para menos. Alguns pesquisadores afirmam que daqui a alguns anos, em alguns locais será impossível sobreviver sem a presença do ar-condicionado.
Mais de 100 anos depois, é fácil entender porque a descoberta do inventor, Willis Carrier, continua sendo produzida a todo vapor não só pela empresa que leva seu nome, mas por tantas outras que se especializaram no assunto.
E você? Ama ar-condicionado ou é daqueles que dá uma fugidinha do escritório para se aquecer lá fora?
Gostou de saber mais sobre este assunto? Deixe sua opinião nos comentários. Nos vemos no próximo post.